top of page
Buscar
  • mixmasteracademy

Masterização para iTunes, Youtube, Spotify ⎪ Target Level max. -14LUFS


Desde a implementação do "Sound Check" da iTunes as coisas em termos de volume maximo na masterização iam mudar, mudar para o bem da sonoridade e da dinamica da musica.

A iTunes não implementou essa ferramenta por acaso foram os utelizadores que pediram o "Sound Check" porque a maioria queixava-se que tinha que estar constantemente a levantar ou baixar o volume quando ouviam as suas playlists. Isto simplesmente porque a maioria das musicas são masterizadas com volumes diferentes. E como o facto de musica com um volume mais alto e mais denso atrair mais atenção, editoras e produtoras entraram no chamado "Loudness War" (Guerra do Volume) onde quem concegui-se ser mais alto ganhava mais audiencia. Muitas das vezes exedendo o limite maximo do formato digital de 0dBFS concientemente sacrificando a dinamica e sonoridade da musica.

Mas agora a Radio, TV e os serviços de streaming como a iTunes, Youtube, Spotify, Tidal, Pandora, Soundcloud etc.. acabaram com a GUERRA!

Porque quem era mais alto agora é convertido para o "Target Level" que foi estipulado entre -14LUFS a -23LUFS pela recomendação da EBU. Significando que se passar do "Target Level" os serviços iram durante da conversão do ficheiro que o cliente envia, efectuar uma redução do Volume para atingir o "Target Level".

Ao contrario se o Volume for a baixo do "Target Level" os serviços aumentam o Volume até ao "Target Level" por exemplo no caso da Spotify para -14LUFS.

O que acontece é que ja não vale a pena sacrificar o material porque não vai servir de nada como a imagem mostra. A pista que foi masterizada com mais dinamica e para estar correctamente dentro do "Target Level" recebeu um aumento de 5LUFS ficando assim na nossa percepção auditiva mais alta em volume do que a a pista em vermelho que foi reduzida em 10LUFS.

Não falando no "Target Level" das estações de Radio e TV. Nesse caso a pista em vermelho seria reduzida em volume por 19LUFS para atingir -23LUFS "Target Level"

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page